15 março 2015

Redenção!


Olá, meninas!
O tema que trago hoje é algo muito especial para nossa vida. Só de pensar nessa palavra já me vem um desejo de entrega. De entregar-me a Deus e sujeitar-me a qualquer que seja a sua vontade. Faz-me lembrar de adoração, com o coração, de total entrega. Para mim, o significado é tão profundo que, eu não sei explicar, eu só posso sentir.
Eu poderia citar vários exemplos bíblicos de pessoas que se renderam à vontade do Senhor. Mas resolvi falar do maior exemplo vivo de redenção: Jesus!
Jesus, aquele que se entregou totalmente a obra. Aquele que morreu santo, para nos santificar. Aquele que se doou, que entregou totalmente seu coração.
"E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito."João 19:30"E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou."Lucas 23:46

As duas passagens, apesar de serem relatadas de uma forma diferente, se referem ao mesmo momento. Para mim, nesse momento, Jesus se entregou completamente, doou cada parte do seu ser.
Para aquela missão ser cumprida, precisava de total entrega, que toda a sua essência (de pureza, de santidade, de mansidão, de amor) fosse consumida, abrir mão de si mesmo. E assim foi. É como se ele tivesse dito: Pai, abro mão de mim mesmo, me dou por completo, faz o que queres de mim.
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.Ele estava no princípio com Deus.Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez."João 1:1-3
Jesus era a própria palavra de Deus, aquele que fazia tudo acontecer. Que validava a vontade de Deus.
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."João 1:14
E, assim foi feita a vontade de Deus. Na plenitude do tempo, o que era a palavra de Deus, fez-se carne, homem, sujeito a sentir todos os sentimentos humanos, para validar aquilo que tinha sido dito.
Ele, em toda sua glória, veio a terra gerado pelo Espirito Santo em uma mulher; na sua humildade cresceu como uma criança comum, e aprendeu a profissão de seu pai. Na sua longanimidade, esperou o tempo certo para iniciar seu ministério.
Trouxe paz para os perturbados e atribulados. Trouxe salvação para os perdidos. Trouxe cura para os doentes. Trouxe perdão para os pecadores. Trouxe redenção para os aflitos de coração. Jesus, trouxe esperança para milhares. Em apenas três anos de ministério operou incontáveis maravilhas. Ele trouxe vida.
Mas para nos remir dos pecados Ele teve que pagar um preço. O preço de cruz.
"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca."Isaías 53:4-7
Ele foi crucificado e morto. Ele apanhou, foi traído, humilhado. Ninguém pôde fazer nada, ninguém poderia estar no lugar dEle. Apenas o seu sangue poderia nos purificar. Para sermos alcançados pela graça, para podermos ter livre acesso à sala do trono. Para recebermos porção do Espirito de Deus. Isso tudo se deve à sua entrega. À sua redenção na cruz, onde se entregando de todo o coração àquilo que Deus queria, Ele nos salvou.
É isso que Deus quer de nós, que sejamos imitadores de Cristo. Jesus se entregou de corpo e alma para que o nome do de Deus fosse glorificado, para que todos soubessem e atestassem que Deus era aquele que vive e reina eternamente. Todas as ações de Jesus foram cautelosas, e todas elas testemunhavam que Ele era o filho de Deus.
Deus quer que nós nos entreguemos àquilo para qual nos chamou, para a obra que Ele entregou em nossas mãos.
Muitas vezes fazemos questionamentos, principalmente quando a coisa aperta. Nada parece dar certo, vai tudo desandando, ninguém ajuda, e Deus não responde. Ora, ora, ora e nada. Será que Deus escuta a minha oração? Será que Ele não está me vendo?
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:12-13
Nós devemos buscar Deus com o coração, e não só porque as coisas se estreitaram. Por isso que devemos nos entregar à vontade de Deus por completo, mesmo que não possamos entender, mesmo que seja doloroso.
Jó, teve tudo o que tinha destruído. Seus filhos morreram, suas riquezas roubadas, sua casa destruída. Ficou pobre e doente. Como poderia saber ele que aquilo estava acontecendo para provar seu coração? Para saber se realmente seu coração estava entregue a Deus. Ou se o seu coração, como disse satanas a Deus, estava nas riquezas em que possuía e por isso louvava a Deus.
A bíblia diz: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” Mateus 6:21-22
Então tirando tudo de Jó, foi comprovado que o tesouro de Jó não eram as riquezas que ele tinha ajuntado. Nem filhos, nem gado e nem esposa. O que ele tinha de maior é inabalável, por isso ele se manteve firme na provação. Mesmo que tenha sido doloroso. Mesmo que ele estivesse destruído por dentro, sem entender nada daquela situação. Mas ele confiou em Deus, pois sabia que o Senhor poderia vê-lo mesmo que não respondesse. Jó, com certeza, sofreu, chorou, entristeceu-se, mas não permitiu que aquilo tomasse seu coração, não permitiu que o que ele via fosse aquilo que ele cria.
“Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.” Jó 42:1-3
No final de tudo, Jó reconheceu a soberania de Deus e que ele era falto de conhecimento, e os planos do Senhor, apesar de indecifráveis, são perfeitos. Depois de ter sido provado que o coração de Jó estava totalmente entregue a Deus, ele teve restituição em dobro.

“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.” Daniel 1:8

Daniel que poderia se entregar àquilo que lhe ofereciam, mas escolheu não contaminar seu coração. Ele que já conhecia o Deus que servia, já havia se rendido à graça e a misericórdia desse Deus maravilhoso, sabia que, mesmo estivesse sendo levado cativo, Deus tinha um plano para que seu nome fosse exaltado. Mas para isso tudo acontecer, Daniel teve que entregar seu coração completamente a Deus, render-se às suas vontades, e confiar. Mesmo que sua vida fosse posta em perigo, sabendo que ali mesmo poderia perecer, ele confiou. E seu coração era totalmente de Deus.
E é exatamente o que falta em nós, a entrega. Deus não quer nossa adoração somente nos cultos de domingo, ou quando tudo vai bem, ou quando tudo vai mal. Ele quer em todo o tempo. Entrega dos nossos caminhos, planos, sonhos, sucessos, fracassos, temores; nossas alegrias, tristezas, forças. Nossa vida por completo. Ele quer que encontremos redenção do espirito, alma e corpo nEle, assim como Jesus entregou seu espirito na cruz. Assim como Jó entregou seu coração, assim como Daniel, Misael, Hananias e Azarias. Ele quer que nosso coração seja firme e confiante. Deus quer ser o nosso tesouro, onde estará guardado o nosso coração.
Se nos rendermos por completo a Deus, não haverá sombra de incertezas na tribulação. Seja bom ou seja ruim para nós, a vontade de Deus é soberana e perfeita.

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” Salmos 37:5
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”Jeremias 17:9-10 
Não sou eu que afirmo tais coisas, é a própria palavra de Deus. Por isso devemos fazer do Senhor nosso tesouro, e entregar com todas as certezas o nosso coração a Ele. Ele deve ser o nosso bálsamo.
Nosso coração deve ser limpo, manso e puro. Nada de contaminações, nada de um pé aqui, outro ali. É tudo! É todo!
Todo aquele que decidiu entregar-se, deve consagrar sua vida toda ao Senhor.
A começar por mim, que sou eu quem escrevo.
Desejo que a palavra aqui pregada tenha penetrado em todo aquele que leu esse texto. E você que encontra-se contaminado, te convido a ser limpo. Faça agora uma oração, e busque ao Senhor de todo o coração.
Jesus abençoe vocês.
Um beijo, a paz do Senhor ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica, opinião ou pergunta.
Quer falar comigo, mande-me um email:danyebeto7@gmail.com.
Comentários maldosos ou ilícitos serão excluídos.
Agradecemos sua visita!
Jesus te abençoe.