20 julho 2014

Dia do amigo


O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.Provérbios 17:17-18

Oi, gente :D Feliz dia do amigo! Venho falar mais uma vez de amizade aqui, mas, dessa vez, sob um tema diferente.

Pra mim, um amigo, é um pouco do amor de Deus por nós. Ninguém é uma ilha. Todos nós precisamos de um relacionamento horizontal, além do vertical. Além de ser saudável para o estado emocional, psicológico e social é também essencial.
Um amigo é uma parte de nós. Um amigo é uma descrição de nós mesmos. Um amigo é alguém que não possui, provavelmente, nenhum vínculo familiar, mas que você escolheu amar e cuidar.
Existe um dito popular que diz: “Me diga com quem tu andas que eu direi quem tu és”, muita gente diz que isso não é verdadeiro, que cada um é cada um. Isso é mentira! A bíblia diz:
Não deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes". 1 Coríntios15:33
E por que nos enganar? A passagem é clara como água. Muitos também acham que são imunes às influências negativas, mas a verdade é que isso não acontece da noite para o dia, acontece aos poucos; e, sem perceber, você está lá, agindo e falando igual aos seus amigos. Por isso, devemos ser seletivos com nossas amizades, porque sim, você é como com quem você anda.

A bíblia diz:
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?
E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
Eclesiastes 4:9-12
Assim é a amizade. Quando passamos por um momento de dor queremos que alguém esteja sempre por perto para nos escutar e aconselhar-nos. Queremos ter alguém que se preocupe com nosso bem estar e esteja mais firme que nós, que nos ofereça um ombro pra chorar, um abraço consolador. E deve ser recíproco, pois da mesma forma que você precisa de alguém em um momento difícil, ele precisa de você para trabalhar melhor, pra se levantar, pra se esquentar, pra se defender...

Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Romanos 12:15-16

Quantas vezes não tomamos as dores de nosso amigo? Quantas vezes queríamos estar lá com ele, para dividir a bronca? Muitas vezes ficamos tristes por não poder ajudá-los em tal situação ou vê-los tomar um caminho tortuoso.
Você não é o único. Se seu amigo é seu amigo, ele sente isso por você. Chora suas dores e se regozija nas suas alegrias.

O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.Provérbios 18:24

Um amigo sente suas dores, vive suas alegrias. Aconselha-te e se entristece por escolhas erradas. Ele te apoia e está ao seu lado sempre que pode e, até mesmo, te defende, mesmo que você não mereça. Ele te repreende se necessário, te ajuda a sair de situações complicadas e suporta suas crises. Ele não mora na sua casa, não é filho dos seus pais, não é sangue do seu sangue, mas é seu irmão.

Atualmente escuta-se muito que não existem amizades verdadeiras. Mas, mais uma vez, é mentira!
As pessoas não são fáceis de lidar, todos nós temos uma falha. Cada um foi criado de uma forma diferente, por uma pessoa diferente, em um ambiente diferente. Cada pessoa vê a vida por um ângulo diferente, mesmo que as visões sejam parecidas, nunca serão iguais. Duas pessoas não concordam em todas as coisas. Umas sim, outras não. Por isso devemos saber lidar com cada um e, o mais importante, escolher amá-lo e ajudar a trabalhar os seus defeitos para que se torne uma pessoa melhor.  
E não nos esqueçamos do nosso amigo fiel, porque a transformação só vem do nosso relacionamento vertical autêntico, pois Ele, antes de qualquer um, nos amou primeiro e é nosso primeiro amigo, pois Ele nos aceita acima de qualquer defeito e nos ajuda a melhorar.

Então, não se reprima, existem amizades verdadeiras sim. É maravilhoso ter um amigo, é ótimo ter alguém com quem contar.

Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver. (Provérbios 27:9)

Faço um agradecimento aos meus amigos (não preciso citar, pois sabem quem são) que me ajudaram a ser uma pessoa melhor, que me repreenderam quando necessário, que trabalharam minha paciência (rs), que trabalharam meu amor ao próximo (rs), que me incentivaram, que me apoiaram, que me defenderam, que me deu um ombro pra chorar, que me abraçaram, que me deram momentos inesquecíveis, que acreditaram em mim, que devolveu o amor na mesma intensidade recebido. E ao meu amor maior que me faz ser alguém melhor a cada dia, que me faz ser forte e a querer continuar: Deus.

Beijos e a paz do Senhor :*



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica, opinião ou pergunta.
Quer falar comigo, mande-me um email:danyebeto7@gmail.com.
Comentários maldosos ou ilícitos serão excluídos.
Agradecemos sua visita!
Jesus te abençoe.