17 julho 2014

DESCOBRINDO A SUA LINGUAGEM DO AMOR




Bom dia princesas, em um post anterior apresentei um livro (http://daniielarodrigues.blogspot.com.br/2014/06/cinco-formas-de-demonstrar-amor.html) que trata das cinco linguagens do amor, posteriormente, em outro post, apresentei uma situação real em que demonstrava duas das linguagens de amor (http://daniielarodrigues.blogspot.com.br/2014/07/linguagens-de-amor-exemplos-reais.html).
As cinco principais linguagens de amor são: palavras de afirmação, qualidade de tempo, presentes, serviços e toques físico.
Hoje, venho tratar de como descobrir a sua linguagem de amor, além de saber a sua é importante saber a linguagem de amor do seu conjuge, pois:

  [...] é essencial para você manter sempre cheio o ‘tanque do amor’ [do seu conjuge].” (Livro As cinco linguagens de amor)


Para descobrir a linguagem de amor  é importante pensar:

“O que faz com que você se sinta mais amado (a) por seu cônjuge? O que você mais deseja? Se a resposta a essas perguntas não surge imediatamente em sua cabeça, talvez o ajude a dar uma olhada na utilização negativa das lin­guagens do amor: O que seu cônjuge faz, ou diz, ou deixa de expressar ou realizar, que mais o (a) magoa? Se, por exemplo, o que mais o (a) aborrece forem críticas e julgamentos, então talvez sua linguagem do amor seja Palavras de Afirmação. Se a sua pri­meira linguagem do amor for usada de forma negativa por seu cônjuge, ou seja, se ele realizar exatamente o contrário daquilo que deveria fazer para encher seu ‘tanque do amor’, então aquela atitude machucá-lo-á mais do que a outra pes­soa, pois além de negligenciar o fato de falar sua primeira linguagem, utiliza-a como uma faca para feri-lo (la).” (Livro As cinco linguagens de amor)


“Outra forma de pensar na sua primeira linguagem de amor é pensar: O que eu mais solicitei de meu companheiro? Como demonstro amor? É importante considerar que amar é uma escolha O amor não apaga o passado, mas altera o futuro. Quando escolhemos expressar nosso amor de forma mais ativa, e utilizamos para isso a primeira linguagem de nosso cônjuge, criamos um clima emocional que pode curar as fe­ridas dos conflitos e fracassos de nosso passado.” (Livro As cinco linguagens de amor)


Apesar de todas as linguagens serem importantes, há aquelas que se não recebermos não nos magoa e não faz com que não nos sintamos amados, acredito que a nossa primeira linguagem de amor pode ser alterada com o tempo, ela não é fixa, por exemplo, houve um tempo em que “palavras de afirmação” tinha um peso maior para mim do que tem hoje, apesar de nunca ter sido a minha primeira linguagem de amor, essa linguagem não estava em último lugar como hoje.
Para refletir sobre qual seria a minha primeira linguagem de amor atual, eu refleti sobre quais situações que me fizeram sentir mais amada, independente do tipo de relação em que havia nessas situações e conclui que foram as situações em que havia a disposição do tempo, em que o meu próximo cedia um tempo para que pudessemos estar compartilhando o mesmo momento, ou seja, a qualidade de tempo.
Você pode também enumerar a importância de cada linguagem, ou seja, a primeira, a segunda, a terceira, a quarta e aquela que não faria falta se não existisse. A primeira linguagem é aquela que constantemente deve ser recebida já a quinta linguagem não há necessidade de ser constante.
A partir da descoberta da sua linguagem, é importante descobrir a linguagem das pessoas ao seu redor que você ama, o livro destaca que:


“Suprir  a necessidade de amor de
minha esposa é uma escolha que
faço a cada dia. Se eu sei qual é sua
primeira linguagem do amor e
escolho utilizá-la, suas mais profundas
necessidades emocionais serão supridas
e ela se sentirá segura em meu amor.”
(Livro As cinco linguagens de amor)


Falar a linguagem do seu conjuge e encher o tanque de amor dele é uma escolha sua:

“Descobrimos a primeira linguagem do amor de nosso cônjuge e tomamos a decisão de aprender a falá-la, quer ela nos seja natural ou não. Não reivindicamos sentimentos ardentes e delirantes. Simples­mente, escolhemos fazê-lo para o bem daquele (a) a quem amamos.” (Livro As cinco linguagens de amor)

 “A decisão de amar seu cônjuge encerra um tremendo potencial. Aprender a primeira linguagem do amor dele transforma este potencial em realidade. O amor realmente “faz o mundo girar”. (Livro As cinco linguagens de amor)


Assim, para descobrir sua primeira linguagem de amor é importante observar-se a si mesmo, lembrar de situações, perceber a maneira que você reagiu e reage a cada linguagem demonstrada e qual te deixa mais feliz se realizada e mais triste quando não realizada por longo tempo. Princesas, meu desejo é que vocês aceitem o desafio de buscarem o interesse do seu próximo e assim busquem falarem na linguagem dele, amar é uma escolha e demonstrar esse amor é outra escolha que muitas vezes envolve renúncia, disposição e transformação.



Com carinho
Deus a abençoe 
Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica, opinião ou pergunta.
Quer falar comigo, mande-me um email:danyebeto7@gmail.com.
Comentários maldosos ou ilícitos serão excluídos.
Agradecemos sua visita!
Jesus te abençoe.