12 abril 2014

Amizade em Deus


Olá princesas, hoje vim falar de uma coisa que é muito importante para a nossa vida: a amizade. 

A palavra de Deus diz:
O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se. (Provérbios 12:26)
Durante toda a bíblia vemos muitos exemplos de amizades, na qual muitas trouxeram benefícios e outras ruínas. No caso de Abraão, de Jó, de Sansão as amizades eram prejudiciais, pois lhes impediam de ver o verdadeiro propósito que Deus tinha em suas vidas. Alguns puderam romper essa barreira, porém outros não tiveram essa mesma sorte. Como foi no caso de Sansão, que ao decidir seguir Dalila, deixando os avisos de seus pais para trás, trouxe para si as consequências dessa decisão e no final ele teve que arcar com tudo.

A resposta sincera é sinal de uma amizade verdadeira. (Provérbios 24:26) 
Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos. (Provérbios 27:5-6) 
Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver. (Provérbios 27:9)
No caso de Davi e dos próprios apóstolos eles foram cautelosos com suas amizades, Davi no caso de Jonatas e os apóstolos puderam ter a honra de ter o próprio Jesus como amigo.
Ultimamente eu tenho escutado muito algumas pessoas falarem que não existem amigos além de Deus. Eu acho que isso é uma mentira do diabo. Pois, nós somos humanos, falhos e suscetíveis a erros. Nós, seres humanos, somos egoístas, e a nossa natureza é fazer algo sempre em nosso próprio benefício, desprezando a necessidade do outro. Mas quando aprendemos a amar, a amar alguém sem interesses próprios, sem que o outro dê algo em troca, aí conhecemos verdadeiramente o amor, porque o amor não busca seus interesses (Coríntios 13:5). Aí é que eu pergunto: podemos amar e não podemos ser amigos, por quê? Podemos sim. Uma amizade não vive só de pétalas pelo caminho, muitas vezes nos magoamos com algo que o nosso amigo fez, que provavelmente não foi por mal. Ou algo que foi dito em seu respeito, e até mesmo algum mal entendido que fez com que ficassem sem se falar, mas uma hora tudo será resolvido, pois o amor se contenta com a sinceridade (Coríntios 13:6).
A amizade sincera, é um perfume dos mais cheirosos, pois quando andamos errantes, precisamos que alguém nos diga nossas falhas, a fim de que possamos melhorar. Mas que tudo seja dito com jeito, pois a palavra errada pode ferir a amizade.

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. (Romanos 12:10) 
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram. (Romanos 12:15) 
É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! (Eclesiastes 4:9-10) 
O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. (Provérbios 17:17) 
O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos. (Provérbios 15:30) 
Não abandone o seu amigo nem o amigo de seu pai; quando for atingido pela adversidade não vá para a casa de seu irmão; melhor é o vizinho próximo do que o irmão distante. (Provérbios 27:10)
É importante que tenhamos um amigo! O amigo é aquele que nos sustenta no momento da adversidade. É aquele que nos escuta, que nos aconselha, que nos ampara, que nos apoia, que nos dá força. A palavra de Deus diz que é melhor dois do que um, pois um apoia o outro, um sustenta o outro, um cuida do outro. É uma relação de reciprocidade. Um amigo é um irmão, muitas vezes é ele quem está presente nos momentos mais difíceis e quem nos instiga a prosseguir. Isso lhes lembra a alguém?
Um dia eu recebi essa palavra: Romanos 12:15, e tomei para mim. O quanto eu gostaria que fossem comigo, assim eu sou com meus amigos. Eu tomo as dores deles de tal forma, que só Deus sabe. O quanto eu lhes desejo o bem e sempre o melhor de Deus.
A relação de amizade é fazer com o outro somente aquilo que você quer que seja feito com você (Mateus 22:39).

Não se deixem enganar: "As más companhias corrompem os bons costumes". (I Coríntios 15:33) 
O que perdoa a transgressão busca a amizade; mas o que renova a questão, afastam amigos íntimos. (Provérbios 17:9) 
O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos. (Provérbios 16.28) 
 Os amigos são parte essencial de nós. São eles quem definem nossa relação com o mundo, seja lá ela qual for.
Por isso, desde sempre devemos vigiar nossos caminhos. Pois ninguém seja bobo de achar, que as más companhias, não levam para o mau caminho.
O perdão é um dos pilares que sustentam a amizade. É claro que vamos errar em algum momento, expectativa demais nunca é bom. A magoa é um veneno que adoece o coração e afasta os melhores amigos. Não é bom que os amigos passem muito tempo afastados, pois isso acaba definitivamente com amizade.
Tenham cuidado, também, com os perversos de coração. Pois eles adoram destruir uma relação de fraternidade, afastando os bons amigos. Não dê créditos à contenda, nem compre uma discussão de graça. Não vale a pena. Uma boa conversa é sempre a melhor solução.

Então, princesas, reflitam a suas relações fraternais e analisem se as suas amizades lhes fazem bem e se vocês fazem bem às suas amizades. Assim como gostamos de ser ouvidas, temos que saber escutar. Segundo a palavra de Deus, é melhor escutar do que falar (Tiago 1:19). É importante que seja recíproco, um julgo desigual nunca dará certo. Quando apenas um doa e outro só recebe, uma hora um cansa de doar.

Deixo para vocês esse vídeo da música da Fernanda Brum  e da  Eyshila que, para mim, expressa a verdadeira amizade:


Dedico às minhas leitoras fieis, minhas amigas em Deus: Monique e Aldaene.* 


Beijos e a Paz do Senhor ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica, opinião ou pergunta.
Quer falar comigo, mande-me um email:danyebeto7@gmail.com.
Comentários maldosos ou ilícitos serão excluídos.
Agradecemos sua visita!
Jesus te abençoe.