13 dezembro 2013

Como ensinar a criança a orar







Olá princesas, hoje venho falar sobre as crianças da igreja, vocês já pararam para pensar nelas? Ultimamente o Senhor tem me feito ver a importância de ensinarmos as crianças as ações Cristãs, uma delas é a oração.
É importante que  as ensinemos a orar, você tem contato com crianças? filhos? Irmãos? Vizinhos? Ou é professora da igreja? Atente-se para isso, as crianças podem e devem aprender a orar igual e/ou melhor que um adulto, tenho pensando em como seria benção ter um ministério de intercessão infantil. Para isso, é necessário que ensinemos as crianças a orarem e depois deixemos que orem.
Como vocês sabem sou professora no ministério infantil da igreja que frequento, então todos os domingos de manhã eu estou com os pequenos de 4 a 6 anos, no início quando eu ia orar eles não se aquietavam, até que depois de muita conversa, explicação  e prática, eles entenderam que o momento da oração é hora de fechar os olhos e prestar atenção. 
Mas eu sentia que isso era pouco, era necessário que as crianças se aprofundassem mais para falar com o Senhor, então o Senhor me deu o direcionamento de começar a escrever os pedidos delas em papéis e entregar para elas a fim de que durante a semana pudessem orar umas pelas outras, com isso, elas chegavam aos domingos dizendo "Orei por você....", "Prô você pediu sabedoria não é mesmo? Orei por você tá". Com os papeis, os pequenos começaram a dar mais importância para os pedidos de oração, ao ponto de uma criança chorar para a mãe ao chegar em casa dizendo que havia esquecido de pedir pelo irmão. 
A partir disso, começamos a orar de mãos dadas em pé, em duplas e individualmente. Pretendo ir aumentando esses momentos de oração, pois hoje são mais rápidos. Dessa forma, é importante darmos espaços paras as crianças orarem, mas também devemos ensinar a como orar sempre lembrando que com as  crianças os ensinamentos devem ser repetidos muitas vezes. 
Assim,  vale a pena fazer com as crianças os sete momentos que eu faço, especificamente com as professoras escola dominical:


1º Explique o que é e para que orar
2º Explique por que se fecha os olhos ao orar, o que  significa amém e por que falamos em nome de Jesus no final da oração
3º Explique o comportamento durante a oração
4º Pergunte quem tem pedido de oração e anote-os (depois anote também em papeis para que seja dado um pedido para cada uma)
5º Cante "Cinco dedos nessa mão, cinco dedos nessa mão, ajuntarei os meus dedinhos para fazer a oração, olhinho fechou boquinha orou"
6º Diga que vai orar e eles devem repetir (isso é um modelo de prática de oração, serve para que eles possam aprender a como orar)
7º Pergunte quem quer fazer a oração e solicite que faça, ou peça para orarem em duplas, ou dê o momento individual (para cada um orar baixo). Recomendo a cada domingo fazer de uma maneira.


Princesas, vamos formar um exército de príncipes e princesas Cristãs que falam constantemente com o  Senhor, vamos ensinar nossas crianças a orar, bora?




Com carinho
Deus a abençoe e até sexta-feira
Aline

2 comentários:

Deixe seu comentário, crítica, opinião ou pergunta.
Quer falar comigo, mande-me um email:danyebeto7@gmail.com.
Comentários maldosos ou ilícitos serão excluídos.
Agradecemos sua visita!
Jesus te abençoe.